Complexo paroquial 'M. Madre Chiesa'
MONTEVARCHI - ITÁLIA
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MONTEVARCHI - ITÁLIA
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Complexo paroquial 'M. Madre Chiesa'
MONTEVARCHI - ITÁLIA
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MONTEVARCHI - ITÁLIA
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© 2020 Dina Figuieredo
Complexo do Santuário ‘Maria Theotokos’
LOPPIANO FLORENÇA - ITÁLIA
"O vitral, posto sobre o presbitério, é como um ícone que emoldura o Tabernáculo circular, presença do Filho, colocado ao centro como um sol.
A igreja é inundada pela luz de outros vitrais contínuos desde o chão até ao teto, o nascimento e a morte unificam-se...”
Complexo do Santuário ‘Maria Theotokos’
LOPPIANO FLORENÇA - ITÁLIA
"O vitral, posto sobre o presbitério, é como um ícone que emoldura o Tabernáculo circular, presença do Filho, colocado ao centro como um sol.
A igreja é inundada pela luz de outros vitrais contínuos desde o chão até ao teto, o nascimento e a morte unificam-se...”
Complexo do Santuário ‘Maria Theotokos’
LOPPIANO FLORENÇA - ITÁLIA
"O vitral, posto sobre o presbitério, é como um ícone que emoldura o Tabernáculo circular, presença do Filho, colocado ao centro como um sol.
A igreja é inundada pela luz de outros vitrais contínuos desde o chão até ao teto, o nascimento e a morte unificam-se...”
Título Grande
L’apporto artistico, di Dina Figueiredo nel Centro Ave Arte, con le ricche vivacità di colori e la forte sensibilità alla luce, è molto peculiare.
Il Santuario Maria Theotokos è un edificio congeniato molto bene, di elevata rilevatura.
Le vetrate fanno incontrare un interno luminosissimo, le loro ampiezze suscitano sensazioni particolari, dove la forza irrompente e modellata della luce e dei colori, sono di una bellezza speciale, diffondo un’atmosfera di pace e forza armonica.
In quasi tutte le parete ci sono queste vetrate splendide che tra l’altro lasciano intravedere la natura dietro, con i giardini e le colline. C’è un dialogo intenso, piacevolissimo, gradevole di forte misticismo, dove la comunicazione visiva tra le due dimensione spaziale è perfetta. Sono ricche di una sintesi spirituale!
Si puo’ dire che sono geniali sia per la forza artistica come per quanto concerne la tecnologia utilizzata nel realizzarle. A mio vedere sono degli autentici capolavori.
Ministero per i Beni e le Attività Culturali, in servizio presso la Soprintendenza Archeologia Belle Arti e Paesaggio per la città metropolitana di Firenze e per le province di Pistoia e Prato.
Título Grande
L’apporto artistico, di Dina Figueiredo nel Centro Ave Arte, con le ricche vivacità di colori e la forte sensibilità alla luce, è molto peculiare.
Il Santuario Maria Theotokos è un edificio congeniato molto bene, di elevata rilevatura.
Le vetrate fanno incontrare un interno luminosissimo, le loro ampiezze suscitano sensazioni particolari, dove la forza irrompente e modellata della luce e dei colori, sono di una bellezza speciale, diffondo un’atmosfera di pace e forza armonica.
In quasi tutte le parete ci sono queste vetrate splendide che tra l’altro lasciano intravedere la natura dietro, con i giardini e le colline. C’è un dialogo intenso, piacevolissimo, gradevole di forte misticismo, dove la comunicazione visiva tra le due dimensione spaziale è perfetta. Sono ricche di una sintesi spirituale!
Si puo’ dire che sono geniali sia per la forza artistica come per quanto concerne la tecnologia utilizzata nel realizzarle. A mio vedere sono degli autentici capolavori.
Ministero per i Beni e le Attività Culturali, in servizio presso la Soprintendenza Archeologia Belle Arti e Paesaggio per la città metropolitana di Firenze e per le province di Pistoia e Prato.
Complexo do Santuário ‘Maria Theotokos’
LOPPIANO FLORENÇA - ITÁLIA
"O vitral, posto sobre o presbitério, é como um ícone que emoldura o Tabernáculo circular, presença do Filho, colocado ao centro como um sol.
A igreja é inundada pela luz de outros vitrais contínuos desde o chão até ao teto, o nascimento e a morte unificam-se...”
Complexo paroquial 'M. Madre Chiesa'
MONTEVARCHI - ITÁLIA
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Complexo paroquial 'M. Mãe da Igreja'
MONTEVARCHI - ITÁLIA
Arte sacra: vitrais, mosaicos, pinturas, sacrários
Arte sacra: vitrais, mosaicos, pinturas, sacrários
T. + 351 962122351
Complexo paroquial 'M. Mãe da Igreja'
MONTEVARCHI - ITÁLIA
© 2020 Dina Figuieredo
Vitrais para Igrejas
Itália - Panamá - Portugal
A igreja é inundada pela
luz dos vitrais contínuos, desde o chão até ao teto, o nascimento e a morte unificam-se e fundem-se
com a arquitetura, sublinhando os espaços com a força das cores
e a continuidade das linhas.
Num dinamismo de luz
e cor
linhas dinâmicas que abrem
estradas de luz
Devoção Mariana
e os símbolos Eucarísticos
Para além do rio Tejo, muito perto de Lisboa a Igreja de N. Sr do Monte
com três grandes vitrais alusivos às virtudes teologais -
“manifestação transbordante de beleza”
A igreja é peregrina, levando as suas velas reconhece que a fonte da sua chama está na luz.
Acolhimento,
elemento característico de Betânia vivido num profundo “entrar”, através do grande ícone evangélico da Anunciação realizado em vitral na fachada do edifício.
Duas pequenas capelas que outrora foram edificadas pela fé e pela ação dos nossos antecessores que manifestam o amor de muitos e o sentido de uma casa que é de Deus e não dos homens.
Vibração de cores e linhas a desejarem exprimir o divino que chega ao homem através do mistério da Encarnação, da Eucaristia e do Serviço.
Promover o crescimento espiritual e fortalecer a fé dos fiéis, dando sentido e valor à liturgia foi a base de cada intervenção dos espaços e dos elementos litúrgicos.
Salmo 150 - Louvor Eterno
'Louvor que brota do mais profundo do ser humano, quando este se encontra diante de Deus'.
Uma “passagem” que não
pára na dor: todos os crentes
são chamados a reerguer-se para serem testemunhas da luz da Ressurreição.
'A sabedoria vale mais do que a ignorância, tal como a luz vale mais do que as trevas'. (Qohelet 2,13)
Três grandes vitrais bem visíveis desde a entrada da igreja.
Definem-se pela dinâmica
entre as formas
e as alterações cromáticas
da multiplicidade de cores.
Momentos chaves
da vida de Maria,
expressos na leveza das
cores pastel
e nos movimentos de linhas diagonais.
Num movimento diagonal ascendente,
com a força e a leveza da transparência das cores,
o poder do Espírito, dos
“céus novos e terras novas”.
Maria
num percurso sublinhado
pela composição de linhas
e cores que criam
um conjunto unitário.
O interior da igreja tem uma disposição em leque
delineado pelas paredes curvas.
À direita, a zona batismal
com o vitral alusivo ao Espírito Santo.
A luz dos vitrais envolve
e dá uma força unitária ao espaço.