Complexo paroquial ‘N. Srª da Assunção’

MILÃO - ITÁLIA

(realização 2011)

O vitral artístico que decora a Fonte Batismal inspira-se na presença do Espírito Santo, simbolizado em simples linhas curvas, numa viva policromia e sob a figura de pomba que ilumina e fortifica toda a Criação. O rasto luminoso que rasga de alto a baixo os céus exprime a força do Espírito que inunda de luz as águas e a terra: “...se tu abrisses os céus e descesses à terra...” (Is 63,19).

 

O vitral da Custódia Eucarística recebe a inspiração das palavras de João Paulo II: “A Eucaristia é mistério de fé e, simultaneamente, mistério de luz” (Carta Ap. Rosarium Virginis Mariae).

 

O vitral artístico da fachada:

“...Quem caminha nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, acreditai na luz, para vos tornardes filhos da luz” (Jo 12,35-36).

As linhas contínuas com o seu movimento ascensional (desde os tons escuros até aos tons claros) simbolizam o caminho da humanidade, expressão duma existência iluminada pela Sabedoria: “A proeminência da sabedoria sobre a estultícia é vitória da luz sobre as trevas” (Qohelet 2,13).