Un’apoteosi di colori e di trasparenze

"A arte da Dina, embora tenha como base toda a riqueza de elementos tradicionais, converge na força e na pureza alegre das cores, tal como se reflete nos vitrais.

Os seus trabalhos são uma apoteose de cores e transparências! São límpidos e fortes, mas em simultâneo são essenciais nas formas, onde a figura se perde delicadamente no abstrato.

Os seus vitrais tornam-se numa narração com um forte valor estrutural plenamente integrado nas cores, fortalecendo a mensagem envolvida.

A Dina encontra o vértice da sua inspiração na forte e ampla expressividade da cor no abstrato. Mas, quando se exprime figurativamente, atinge uma tensão expressiva mística, absolutamente sublime. Os seus vitrais ampliam os espaços através da transparência, harmonia e riqueza dos reflexos da luz.

Nestes últimos 50 anos, o trabalho do Centro Ave desenvolveu uma intensa atividade no âmbito do sagrado, tanto na escultura, como na pintura e arquitetura. Com os contributos das diferentes expressões artísticas presentes na equipa, surgiu uma arquitetura plástica, em que emerge a mesma essencialidade das esculturas e das pinturas, onde a forma e o conteúdo se tornam indivisíveis. Este é o grande trabalho de Dina Figueiredo no conjunto da equipa!"

Escultora Ave Cerquetti - Iniciadora, coordenadora e ex-diretora artística do Centro Ave